Aflord
Local
Av. PL. do Brasil, Km 4,5 • Fazenda Velha • Arujá/SP

Orquídeas: Cuidados para o cultivo da planta

clique para ampliar

Coloridas e perfumadas, as flores deixam o ambiente mais bonito e melhoram o alto astral. Seja decorando casa, na floreira do jardim ou até mesmo no vasinho no ambiente de trabalho.


No entanto, algumas espécies, como as orquídeas, precisam de cuidados especiais durante seu cultivo. A engenheira agrônoma Sandra Shinoda, da Aflord (Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra), listou alguns cuidados que devem ser tomados com essa espécie de flor, que é uma das preferidas do brasileiro.


Qual o ambiente ideal?

As orquídeas são plantas que precisam de luz, porém não em abundância. Por isso, é necessário deixá-las em locais que tenham luminosidade sem exposição direta ao sol. Essa exposição excessiva pode acabar queimando a flor e o corpo da planta. Este tipo de flor precisa viver em um ambiente arejado e tem grande durabilidade em locais que batem bastante vento, como sacadas e varandas.


Cuidados na hora de regar

As orquídeas são flores muito resistentes e não possuem um tempo determinado para serem regadas, por isso, é necessário tocar em seu substrato e perceber se está úmido ou não. Este tipo de flor não pode ficar encharcada, por isso, é muito importante retirar o pratinho do vaso para que a água escorra completamente, evitando até mesmo que as raízes apodreçam.   “Na hora de regar é muito importante molhar apenas o substrato, pois assim, não corre o risco de danificar as folhas e flores”, completa Sandra.


Qual o tipo de vaso mais indicado?

Os vasos de plástico são os mais indicados, pois garantem uma durabilidade maior na umidade do substrato. Os vasos de cerâmica precisam de mais cuidados e frequência com a irrigação.

Dica: Para quem não gosta do aspecto dos vasinhos de plástico na decoração, os cachepôs são indicados, mas não se esqueça de retirar o vaso na hora de regar.



Minha flor cresceu, e agora?

É muito comum as raízes das orquídeas crescerem e começarem a sair do vaso após 1 ano. Isso significa que está na hora de arrumar um vaso maior e remanejar sua flor. Para fazer o plantio de forma correta é necessário arrumar um vaso maior e preencher o fundo com pedras para que aconteça a drenagem da água, e completar com substrato, podendo ser de casca de pinus ou musgo. “Mas cuidado com o tamanho do vaso. A orquídea não gosta de vaso muito maior do que o tamanho de sua raiz”, informou a engenheira agrônoma da Aflord.


Nutrientes que fortificam a planta

Se você sentir sua orquídea fraca, os nutrientes podem ajudá-la a crescer e manter-se saudável. Apenas siga as instruções recomendadas pelo fabricante e não deixe o produto entrar em contato com folhas e flores, pois pode ocorrer queimadura.


Orientação gratuita será dada na Expo Aflord 2017

As pessoas que gostam de orquídeas e flores, de maneira geral, poderão receber gratuitamente orientações para cultivo durante a Expo Aflord 2017, uma das maiores feiras de flores do Estado, que acontece nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto e 02 e 03 setembro, das 8 às 18 horas. Engenheiros agrônomos da Aflord estarão de plantão no Pavilhão de Vendas do evento, que conta com mais de 200 tipos de flores para vendas. Interessados em receber mais informações podem entrar em contato com a Associação pelos telefones (11) 4655-3006 e 4655-4227. 

 

 

Fonte: Linha Fina Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Patrocínio:
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio
Patrocinio

<< ir para a página anterior

ir para o topo da página
Meli Comércio
Secretaria da Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra
Tel.: (11) 4655.3006 e (11) 4655.4227 . E-mail: expoaflord@gmail.com
Endereço: Av. PL do Brasil, s/nº, Km 4,5, Fazenda Velha, Arujá/SP

Mídias Sociais

Ask inotech

Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial sem prévio aviso.